Thursday, August 10, 2006

United Colors of Oliviero Toscani



woman breastf


olho de um dos maiores fotógrafos - auto-retrato Toscani



Atendendo a pedidos, resolvi postar sobre o fotógrafo polêmico, que se tornou mundialmente conhecido pelo seu trabalho agressivo, enfatizando a marca Bennetton pelo mundo. Tudo começou em 1984, quando Oliviero Toscani foi convidado, por Luciano Benetton, a trabalhar nas campanhas publicitárias da companhia e, a partir de então, acabou por inovar o cenário publicitário, não apresentando o produto em si, mas trazendo questões sociais e atuais para as campanhas. Seu trabalho é uma mistura de foto-publicidade com foto-jornalismo.
Toscani traz um estilo próprio nas campanhas que causam um sentimento de choque e estranhamento em quem as vê. As imagens são como um espelho da nossa sociedade perversa, e o único colorido está nas roupas da campanha junto ao logo verde escrito United Colors of Benetton.

A revista COLORS (foto à acima - capa da revista) surgiu em 1991, distribuída em 80 países e aborda temas da atualidade ou fenômenos da sociedade. Em alguns números não há uma única palavra apenas fotografias. Como diz Toscani “...a fotografia é uma língua moderna, ela representa uma maneira atual de se comunicar.” Não há quem não concorde com ele! É só sair de casa e tentar contar quantas fotos/imagens encontram-se expostas em outdoors, lojas, padarias, restaurantes, botecos, carros, escolas, etc. Abre-se um jornal ou uma revista e não existe uma página que não contenha, ao menos, uma fotografia (em tempos atrás, os jornais eram compostos 90% por textos). A fotografia surgida no século XIX, altera todo o contexto sócio, cultural e econômico do mundo, eis que surge uma nova forma de manifestação de idéias e pensamentos, de denúncias e expressões artísticas...o mundo baseado no olhar. Não é difícil perceber que hoje já existe uma nova espécie de homem, aquele que opera com as imagens, o chamado “Homo Videns” ...Mas isso já é outra história...


Por: Célia Mello

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Realmente eh um assunto polemico! Lembro quando li o livro do Toscani uns anos atras ("A publicidade eh um cadaver que nos sorri") e fiquei PUTO da vida. (deve ser uns dos livros mais grifados e anotados que eu tenho como: nao concordo!)Achei ele super arrogante e tudo mais, depois comecei a ver com outros olhos e ate hoje me pergunto como ele convenceu a equipe de marketing da Benetton a explorar com tanta fe o coracao da marca de uma maneira que poucas marcas arriscam: Mostrar o "inferno" e a marca como a cor nesta realidade. Provavelmente eh um caminho sem volta (Tem uma campanha recende da SHAI - roupas francesas, procurem o site www.sexpacking.com - fizeram campanhas com filmes pornos). Hoje admiro as marcas que exploram o lado mais interessante da publicidade, nao so comunicacao, mas algo a mais. Salve Toscani! Se a marca eh o comportamento social atual, ele colocou uma peca chave no mercado: o choque e o estranhamento, remando contra a mare em uma campanha em grande escala.

12:52 PM  
Anonymous Anonymous said...

Realmente Toscani causa polêmica quando fotografa e também quando fala...Haja visto um programa Roda-Viva antigo onde ele é sabatinado e distribui sopapos verbais ao Mário Cohen, Petit e etc.

Pessoalmente tenho simpatia pelos provocadores e independente dos motivos que o levaram a criar imagens "denúncias", seu trabalho fez diferença positiva.

5:37 PM  
Anonymous Anonymous said...

i really love all your writing kind, very charming,
don't give up and also keep penning considering the fact that it just nicely to read it,
excited to look at a lot more of your own content, enjoy your day ;)

6:14 AM  

Post a Comment

<< Home