Tuesday, September 19, 2006

Semana no MAM

Na última semana de agosto, do dia 29 ao dia 1º de setembro, houve no MAM o seminário Arte Cultura e Fotografia/Metodologias de Investigação, pelo grupo de estudos de Arte & Fotografia, da ECA/USP coordenado pelo prof. Dr. Tadeu Chiarelli. Durante 4 dias, cada pesquisador apresentou seu objeto de pesquisa.
Texto e imagens por Célia Mello


I . Geraldo de barros - Movimento Giratório, 1952

Entre eles quero destacar a apresentação da pesquisadora Helouise Costa (que apresentou o trabalho de Waldemar Cordeiro, Anna Bella Geiger e Farnese de Andrade), falo dela porque quando li seu livro ‘A Fotografia Moderna no Brasil’ gostei muito e, o livro aborda o Fotoclubismo no Brasil, mas com destaque na cidade de São Paulo.
Então, vou aproveitar e pegar o gancho e, comentar algumas coisas nesta semana a respeito do Fotoclubismo no Brasil. Vários foram os autores fotográficos que fizeram parte, entre eles: Geraldo de Barros (autor da imagem acima - I), Thomas Farkas, José Yalenti e German Lorca (Os Pioneiros), Eduardo Salvatore, Gaspar Gaspariam, Marcel Giró entre outros (Escola Paulista) e José Oiticica Filho (Rio de Janeiro).

II. Eduardo Salvatore Sombras da Tarde, 1948

Eduardo Salvatore (II) é um dos fundadores do Foto Cine Clube Bandeirante na cidade de São Paulo em 1939. E por uma necessidade estética/social nova a fotografia irá transgredir o tradicional. Entre esses transgressores estão Thomaz Farkas (III) que rompe, em 1945, com a linguagem tradicional acadêmica, buscando na suas imagens o grafismo, ângulos inusitados, textura e ritmo.



III. Thomaz Farkas - Telhas, 1947


Em 1949, o MASP promove uma exposição individual das suas fotos e, no mesmo ano, convida Geraldo de Barros a organizar um laboratório fotográfico. Geraldo de Barros tinha experiências nas artes plásticas e incorpora a abstração, solarização, múltiplas exposições e fotogramas. German Lorca (IV) transgredirá com a realidade da vida cotidiana.
Gaspar Gaspariam (V) empresário, pertencia a uma classe econômica em ascensão em São Paulo, e a fotografia moderna brasileira fez parte deste setor de atividade. Ele, no início, foi fortemente influenciado pela estética pictórica, porém, mais tarde foi mesclando seu trabalho fotográfico com uma nova forma de expressão.


IV.Germam lorca- Malandragem, 1949



V. Gaspar gaspasparian - Sol Nascente, c. 1963


E no Rio de Janeiro, o representante José Oiticica Filho (VI) (pai do artista plástico Hélio Oiticica) fotógrafo e cientista (entomólogo) utiliza a fotografia experimentalmente e rompe com a linguagem visual da fotografia dos anos 50.
Fazendo este breve comentário sobre estes autores fotográficos me lembro da palestra do Prof. Boris Kossoy (no MAM) que explanou sobre a importância do estudo da interdisciplinaridade na análise das imagens fotográficas. E o Prof. Etienne Samain junto com sua orientanda Fabiana Bruno, no final de sua palestra fez um breve comentário: “A Fotografia Fala”. E é isso que eu quero deixar hoje registrado cada imagem postada aqui fala por si só.



VI. Jose oiticica filho - Triângulos semelhantes, 1953

Veja mais artigos e Fotografias em:

fotografiacontemporanea.com.br - Site oficial.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home